domingo, 15 de setembro de 2013

Por que promover oficinas?

Dentro dos cuidados de todas as profissões se encontram a formação, produção, divulgação e memória. A oficina é uma formação que se adapta bem ao mundo contemporâneo dinâmico e rápido, pois ela promove um saber concentrado num curto espaço de tempo. Além dessa eficiência, ela oferece oportunidade de intercambio cultural entre artistas que não se encontram com freqüência.

Sabemos que apesar da atual facilidade de viajar, nem todos os artistas locais possuem oportunidades de investir na profissão dessa maneira. Então, trazer um profissional para a cidade é uma maneira de tornar o compartilhamento de informações acessível.

Além de trazer profissionais de fora, a oficina é necessária para valorizar os artistas locais que criam, estudam e promovem a cultura há tempos na cidade. A diversidade cultural é possível dando importância as características intrínsecas do “viver a arte” dos artistas de Curitiba.

Os cursos regulares possuem objetivos em longo prazo. As oficinas de nível básico possuem um início, meio e final rápido, oferecido numa agenda curta. Assim, ela é ideal para pessoas que queiram experimentar a arte e que não possui tempo para matricular num curso regular. Muitas pessoas se descobrem artistas nessas oficinas.

Necessita-se promover oficina de nível avançado na cidade, pois este possui foco nos artistas profissionais, muitos professores, que são multiplicadores de conhecimentos. Oficina avançada é mais cara financeiramente, pois o ministrante possui uma qualificação elaborada, contudo uma boa produção e divulgação aumentariam os números de alunos inscritos e tornaria a oficina acessível a todos.

Percebe-se uma carência de intercâmbio cultural e de realização de oficinas na cidade de Curitiba. Quando ocorre, muitas vezes não possui uma divulgação adequada, pois ainda falta uma visão de que a oficina deve ser tratada como um evento importante e que merece um destaque de produção por si mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário